A Loja Online do Fluminense

banner loja online fluminense
pesquisa fluminense do google
Resultado de pesquisa Google “Camisa ofical Fluminense” realizada em Brasília-DF. URL não redireciona para a nossa loja online e sim para a antiga franquia da Loja Oficial.

 

Recentemente foi lançada a tão esperada Loja Online do Fluminense. O objetivo dessa postagem é fazer uma análise da sua presença digital e contribuir na melhoria dos serviços aos seus maiores clientes, o torcedor.

Não basta apenas “estar” online é preciso ser “encontrado” nessa imensa rede virtual. E explicando da forma mais simples, ou você é encontrado por ser uma autoridade no assunto pesquisado ou investe em publicidade paga. A visibilidade e a “encontrabilidade” são conceitos que tratam de modelos de navegação que fazem os usuários acharem o que precisam. Para isso, utiliza-se técnicas para colocar o site da sua empresa em posição de destaque nos mecanismos de busca usados pelos potenciais clientes.

SEO (Seach Engine Optimization)

A primeira opção é mais barata do que a publicidade paga, mas necessita de profissionais capacitados para a realização de um inbound marketing e com um marketing de conteúdo afinado. Faz parte do SEO (Seach Engine Optimization), que é uma das formas de obter o máximo de visibilidade para o site em mecanismos de busca (Bing, Google e Yahoo). A técnica envolve a modificação de alguns aspectos técnicos, de conteúdo e de codificação do site da empresa, para que o usuário encontre o seu site antes do site da concorrência.

SEM (Search Engine Marketing)

A segunda é mais onerosa, mas a sua eficiência depende também de conhecimentos de criar relevância da página, ter um bom mecanismo de retenção após o desejado clique no link e oferecer em qualidade, quantidade e preço justo aquilo que o lead deseja. Faz parte do SEM (Search Engine Marketing), que promove ações de marketing para vender por meio do Google, por exemplo. Estes anúncios são chamados de links patrocinados.

Análise da Loja Online do Fluminense

Foi realizada uma análise de presença digital da nova Loja Online do Fluminense, para ver o potencial de “encontrabilidade” e de comparação com a concorrência.

A primeira coisa foi relacionar as palavras-chave que um possível comprador de produtos oficiais utilizaria na sua navegação orgânica. Para isso utilizamos as ferramentas Keyword Planner e Google Trends. A primeira para receber idéias de palavras-chave e o volume de pesquisa e a segunda para ver as tendências e variações nos períodos recentes, analisando inclusive as buscas por regiões do país. Esse foi o resultado:

Pesquisa de Tendências

legenda de cores google trends
Legenda de cores Google Trends

As palavras e termos de maior ocorrência foram “camisa do fluminense” e “camisa fluminense”, seguidas por “bandeira do fluminense” e “nova camisa do fluminense”. Por não ser um planejamento de marketing digital, ficamos  apenas com os dois primeiros termos para realizar a análise, tanto em correspondência ampla (camisa do fluminense e +camisa +fluminense), como em correspondência exata( [camisa do fluminense] ). Os termos possuem mais de 100.000 pesquisas mensais. Simulamos um investimento mínimo de R$1.300,00 em Google Ads para testar o possível alcance.

Simulação Google Ads

Para entender os resultados é preciso analisar algumas métricas. O Google Ads prevê um CTR de 7,5%. CTR (Click Through Rate) ou taxa de cliques, é a proporção de usuários que clicam em um link específico e o número total de usuários que visualizam uma página, um e-mail ou um anúncio. É preciso saber qual a taxa de conversão pretendida. As taxas de conversão são a percentagem de potenciais clientes que tomam uma ação específica, no nosso caso, a venda de uma camisa do Fluminense.

Uma pesquisa da ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico) realizada no primeiro semestre de 2017 mostrou que a taxa de conversão do brasileiro caiu, em média, de 1,6% para 1,3% em relação ao ano anterior. Isso significa que apenas 1,3% dos visitantes de um site, realizam uma compra. Utilizamos esse valor como referência, com o ticket médio da camisa oficial da torcida ao preço de lançamento (R$250,00).

O planejamento desse modelo simplificado de campanha ficaria assim no Google e parceiros de pesquisa

Conversões

 

CPA médio

 

Valor de conversão

 

ROAS

 

Cliques

 

Impressões

 

Custo

 

CTR

 

CPC médio

 

35

 

37 R$

 

R$8,7 mil

 

6,7

 

2,7 mil

 

36 mil

 

R$1,3 mil

 

7,4%

 

0,48 R$

 

Alterando as palavras-chave para as existentes na página da Loja Online do Fluminense, mas sem utilizar um valor de conversão, pois há produtos com preços diferenciados e aí precisaríamos de grupos de anúncio diferentes, cada um com valores de conversão diferentes, a tabela ficaria assim e o custo subiria para R$2.100,00.

Conversões

 

CPA médio

 

ROAS

 

Cliques

 

Impressões

 

Custo

 

CTR

 

CPC médio

 

52

 

41 R$

 

6,7

 

4 mil

 

50 mil

 

R$2,1 mil

 

7,9%

 

0,53 R$

 

Há inúmeras variantes ambientais que influenciam no resultado, mas as principais são:

  • os maus resultados em campo
  • o clima político adverso
  • o desconhecimento sobre outros produtos oficiais
  • o anúncio de uma nova coleção de camisas oficiais
  • a falta de campanha de engajamento
  • a inexistência de um projeto amplo de marketing junto à torcida.  

Esses números são globais. Representam o comportamento do universo de torcedores do Fluminense no país, com relação à compra de produtos oficiais. Isso serve para a nossa loja ou para a Centauro e Netshoes, que também vendem os nossos produtos.

Performance Digital

Quanto ao desempenho da presença digital da página, esses são os resultados:

  • Desempenho Geral: 49 em 100 pontos possíveis
  • Posição SEO: 28,1 em 45 pontos possíveis
  • Desempenho: 13,3 em 40 pontos possíveis
  • Ferramentas: 7,5 em 15 possíveis

Conclusão

O desempenho poderia sem melhor com:

  • a existência de um blog oficial e utilização de estratégias de Inbound e Marketing de Conteúdo
  • otimização de palavras chaves nas páginas
  • retirar as URLs não amigáveis
  • inserir dados estruturados tirando vantagem do HTML Microdata
  • inserção de pixel do Facebook
  • ajustes para otimizar a velocidade de carregamento
  • compressão JavaScript e CSS
  • inserir cabeçalhos H1
  • inserir palavras chave no Title tag e meta-descrição

Não encontramos na loja a venda de um dos nossos maiores produtos: ingressos. Não há motivo para não estar lá.

Também nenhum link para ser sócio. É outro produto e não está na loja.

 

loja do benfica
A loja do Benfica destaca a venda de ingressos para todos os jogos e vende planos de sócio.

 

No site oficial há apenas um link no menu para a loja online do Fluminense. Não existem call-to-actions, banners de ofertas, nada para incentivar o visitante a ir até a nossa loja. E ali o espaço é gratuito.

Os links de redes sociais presentes redirecionam para os loja online do fluminense camisa pedroperfis oficiais do clube e erradamente não abrem numa nova janela, fazendo o visitante sair da loja online. Um erro que precisa ser corrigido. No perfil Facebook há uma aba “Loja” onde encontramos apenas a camisa do Pedro à venda. A última postagem sobre a Loja Online do Fluminense é do dia 18 de agosto e também refere-se à camisa oficial personalizada do Pedro. O mesmo produto foi postado na mesma data no perfil Twitter e no perfil Instagram. É muito pouco para um clube que passa por uma crise financeira e tem uma fonte de receita disponível com uma grande variedade de produtos, além da camisa do Pedro. 

Uma outra observação é não existir um sistema de venda de produtos para o exterior. Sabemos da existência de grupos organizados de torcedores no Uruguai, em Portugal, Reino Unido, Estamos Unidos, além de inúmeros anônimos espalhados pelo mundo. Eles são clientes também e merecem uma atenção especial.

A página é nova. Sabemos da batalha dos envolvidos para que esse projeto esteja online. Acreditamos que a “fase 2” esteja em andamento e esperamos que, em breve, a Loja Online do Fluminense será uma das grandes fontes de receita do nosso clube.