BlogGestãoInícioMarketing

Buyer Personas: as faces da nossa torcida

buyers persona

Diferentemente de público-alvo, buyers persona são representações (ou perfis, se preferir) semificcionais do cliente ideal (no nosso caso o torcedor consumidor) para sua empresa ou negócio. É  um personagem criado para facilitar a sua empresa na elaboração da estratégia de marketing. Público-alvo é um grupo de pessoa com características A, B e C em comum. Persona é a representação quase que real do seu cliente, além de informações gerais (idade, sexo, profissão etc..) buscam-se outros dados, como rotina, histórias pessoais, etc..

Ter a persona definida irá poupar tempo e energia. Ao saber quem é a persona, centraliza-se a atenção em uma única pessoa que é a representação fiel do cliente em potencial. É muito mais fácil criar uma comunicação individual, elaborar estratégias de atração e, ao fim, converter em vendas e fidelização do público.

Quando criamos uma persona, se utilizamos as expressões “eu acho”, “talvez seja” ou “pode ser”, estamos indo pelo caminho errado. Marketing não aceita ‘achismos’. Suposições estão proibidas! Se temos já uma base de dados de sócios e torcedores, aí está a melhor fonte de respostas. Ninguém melhor que o próprio torcedor para  dar as informações que precisamos.

Uma simples pesquisa com esse grupo existente na base de dados e outros dispostos a participar, deverá fornecer dados sobre diversos aspectos da vida dessa pessoa. Pode-se utilizar, por exemplo, um questionário online. Um exemplo de divisão temática seria assim:

Pessoal:

  • Nome;
  • Idade;
  • Estado civil;
  • Filhos;
  • Formação acadêmica;
  • Hobby;
  • Como se mantém informado;
  • Hábitos de compra

Profissional:

  • Cargo (ocupação);
  • Ramo de atividade;
  • Qual o tamanho da empresa em que trabalha;
  • Qual o desafio no trabalho

Pode-se aprofundar mais no campo pessoal para saber os objetivos de vida, quais as responsabilidades que ele tem sobre a família etc.

Saber sobre os hábitos de compra é um ponto importantíssimo a ser observado. Saber que tipo de conteúdo essa pessoa consome, o que ela busca como fonte de informação e onde busca. Tudo isso será de extrema importância para alinhar uma estratégia de inboung marketing nos seus três pilares: SEO, Marketing de Conteúdo e Estratégia de Mídias Sociais, com inúmeras formas de aplicá-lo: publicando posts em blog, divulgando infográficos, fornecendo Ebooks, Whitepapers, Webinars e Podcasts para os clientes, criando formulários para serem preenchidos, fóruns online, vídeos online, e-mail marketing, landing pages, conteúdos em mídias sociais, entre outros.

Na análise de dados realiza-se uma busca a respostas comuns, hábitos semelhantes e, principalmente, os anseios que mais aparecem. A busca é de um padrão nas informações.

Alguns exemplos de buyers persona:

 

 

Outra fonte é investigar os casos de sucesso e colher os dados necessários para um processo de benchmarking, que é a comparação de produtosserviços práticas empresariais, sendo um importante instrumento de gestão das empresas. O benchmarking é realizado através de pesquisas para comparar as ações de cada empresa.

bechmarking tem o objetivo de melhorar as funções e processos de uma determinada empresa, além de ser um importante aliado para vencer a concorrência, uma vez que o benchmarking analisa as estratégias e possibilita a outra empresa criar e ter ideias novas em cima do que já é realizado. Consiste na busca das melhores práticas numa determinada área e que conduzem ao desempenho superior, examinando como outros realizam uma função específica a fim de melhorar a forma como realiza a mesma ou uma função semelhante.

Definir buyers persona é fundamental, pois é a partir da definição de uma buyers Persona que cria-se toda uma estratégia de marketing. Ela é o início de todo o processo de atração, conversão, vendas e fidelização.

As grandes equipes internacionais já apresentam modelos de trabalho bem similares a este. Está na hora de o Brasil aceitar esta grande tendência e abraçar de vez o marketing de conteúdo. Ou melhor, de aprender lições com o marketing de conteúdo para desenvolver o nosso futebol e principalmente o relacionamento com o seu torcedor.

Como criar um modelo de Sócio Torcedor se você não conhece a fundo as características principais dele? As pessoas compram experiências, anseios, realização de desejos e principalmente a satisfação. Não se cria um projeto a partir de achismos e suposições. O Marketing trabalha com dados exatos, com auxílio de estatísticas, data mining, business inteligence, inteligência competitiva, entre outros.

A Tricolor de Coração realizará em breve uma grande pesquisa nacional, para construir um perfil do nosso torcedor, as nossas buyers persona e ela será disponibilizada ao clube como contribuição para o desenvolvimento do nosso Marketing.

Siga e curta a Tricolor de Coração: