Gestão

Conceitos de gestão

Conceitos de Gestão

A pilastra básica da administração é a profissionalização.

O esporte, em seu significado mais lato, afigura-se como o eixo central de negócios na próxima década, movimentando recursos superiores a indústria turismo ou a indústria informática. Para conviver e ter sucesso neste ambiente é mandatório atuar de forma absoluta e totalmente profissionalizada, seja em suas atividades fim, seja em suas atividades meio e de sustentação.

A administração global dos interesses tricolores deve sofrer uma reengenharia organizacional, permitindo uma administração por processos de gestão. Seus VPs e Diretores setoriais comporão o Conselho Estratégico de Gestão, assessorando a Presidência na condução do Fluminense Football Club.

Este Conselho terá por missão principal e básica a formulação de diretrizes estratégicas gerais e, através de atuação fiscalizadora diária e de avaliações intensas e periódicas, não permitir desvios que comprometam as citadas diretrizes e os objetivos estratégicos estabelecidos.

Tal Conselho também assessorará a Presidência nas ações de representação externa.

Três setores organizacionais são definidos:

 

A) O clube social – com sua administração geral, financeira, administrativa, quadro social, manutenção e evolução patrimonial, atividades fim enquanto clube social;

B) Os esportes de competição / amadores / olímpicos – em que será dado foco e ênfase aos esportes tradicionais do FFC, com patrocínios individualizados e segmentados;

C) O futebol com duas subdivisões: o futebol profissional e as demais atividades correlatas a este esporte.

Cada setor passará a dispor de um supervisor profissional, especializado e de renome consagrado nacionalmente, que cumprirá um Caderno de Encargos e Obrigações e será aferido através de Indicadores Gerenciais de Desempenho, por resultados financeiros, esportivos, de qualidade e outros.

A remuneração destes profissionais será sempre composta de base fixa e parte variável, sendo esta última relacionada e diretamente proporcional ao desempenho aferido pelos IGD previamente determinados. Cumpre ressaltar que os IGD serão estabelecidos de maneira a assegurarem o cumprimento das Diretrizes Estratégicas formuladas pelo Conselho Estratégico de Gestão.

Atuação Emergencial

Face a situação extremamente delicada, algumas ações emergenciais se impõe:

  • Auditoria Contábil, Financeira e Jurídica dos deveres, obrigações e dívidas para consolidação de valor, determinação de perfil e potencial de renegociação;
  • Negociação segmentada do acima apurado, objetivando alongamento do perfil e novos acordos de parcelamento e permuta;
  • Levantamento de penhoras e execuções judiciais através de renegociação;
  • Avaliação comercial de imagem e marca, desenvolvimento de plano de valorização;
  • Imediato início dos estudos de criação da empresa Fluminense SA ou similar;
  • Criação de Fundo Independente de Arrecadação, apoiado por empresa de auditoria independente e de notório reconhecimento, para proteção de toda e qualquer arrecadação;

 

Informações Requeridas

Estatuto l

Perfil e discriminação da dívida

trabalhistas e de pessoal

cíveis (contratados)

fornecedores

fiscais

títulos a pagar

empréstimos e financiamentos

Montante Dívida atualizada e projetada

Processos outros

Receitas do clube discriminadas e possíveis gravames sobre elas

Custo Operacional do clube, discriminado

Quadro de Pessoal, com salário e função,

Idem serviços terceirizados – arrendamentos

Evolução do Quadro social de 2010 em diante

Relação de atletas amadores e profissionais

Relação de Conselheiros

Decretos de Tombamentos

Contrato de licenciamento da Marca – avaliar e renegociar

Modelo de Franchising (por empresa profissional) com segmentação

de marca (Ex: FLU, NENSE, FLUZÃO, FLUMINENSE)

A seguir algumas proposições de ações são colocadas como proposta inicial para discussão do Plano Diretor Estratégico do Fluminense

 

Clube Social

 

O SÓCIO É O CLIENTE

Superintendente Executivo e equipe profissional terceirizada por área

  • Design de Indicadores Gerenciais de Desempenho modelo ISO 9000
  • Renegociação segmentada
  • Desenvolvimento de Fundo Arrecadador (instituição financeira/auditoria)
  • Expansão Social (desenvolvimento de planos específicos)
  • Projeto Reflurreição (vide anexo)
  • Ênfase escolinhas
  • Shows de Artistas Tricolores- cartela de 05 shows dará jóia de associado
  • Bingos e Eventos
  • Intelectuais, Empresários – Programa “Encontro Marcado”
  • Atividades Básicas no clube
  • revisão de todos os contratos de arrendamento/manutenção
  • análise e contratação de potencial terceirização
  • Treinamento profissional funcionários do clube modelo ISO 9000
  • Plano de cargos e salários
  • Estabelecimento de IGD para serviços profissionais do clube
  • Plano Diretor da FluData para atividades meio e atividades fim
  • Vans dos Sócios Transporte de e para o Fluminense (escolinhas)
  • Desenvolvimento, Treinamento Teórico e On the Job de jovens dirigentes
  • Acordos desconto cinema,teatros e parque temático para sócios
  • Sócio remoto com direito a revista e descontos em sua cidade / estado
  • Visita de atletas a escolas de 1o./2o.gráu (atleta patrono,clínicas,CDFs)
  • Basquete

Clube Institucional

Plano Base de Renegociação e Mudança de Perfil

  • Avaliação de valor de imagem (Fluminense)
  • Programa de Valorização de Imagem ( modelo Standard,Ogilvy&Matter)
  • Análise do Estatuto e propostas de modernização
  • Levantamento Necessidades Básica Setorial das Instalações Sociais
  • Organização e estruturação da FluData e página Internet

Base de Dados de Sócios, Atletas e Suporte Adm.

  • Relação Geral e discriminada das ações cíveis e trabalhistas com valores e status
  • Auditoria Fiscal, Contábil e Jurídica de obrigações,dívidas e deveres
  • Levantamento tombamento do estádio e do parquinho
  • Contrato de licenciamento da Marca – renegociar
  • Modelo de Franchising (por empresa profissional) com segmentação de marca
  • Situação TV Globo – renegociar

Representação Externa

C B F / Federação Futebol do Rio de Janeiro

Liga Carioca / Liga Nacional

Outras requeridas pelos interesses do FFC

A TORCIDA É O CLIENTE

01-Centros Desenvolvimento Futebol40 polos em municípios e comunidades carentes (12 a 16 anos – Masc./Fem./Futsal) – população alvo: 400 menores / por polo

por polo ( já contatados: São Gonçalo, DCaxias (02), Macaé, Cabo Frio, Rio das Ostras)

Futebol de campo e de salão, com acordo de draft com clubes europeus e Japão

Projeto de Associação:

  • Prefeituras (local)
  • Empresa (Manutenção como incentivo ao esporte )
  • Cultos Religiosos – Cônsules Tricolores (Seleção)
  • Fluminense FC(Operação, Administração e Técnica),
  • Universidades (Escolas E.Física, Odontologia, Nutrição, Psicologia e Medicina)
  • Acordos de revelações por draft com clubes europeus
  • Suporte financeiro “NO VIOLENCE” (ONG Sueca)

Consolidação Xerem Vale das Laranjeiras – Centro Presidente Sylvio Kelly dos Santos

 

  • Acordo utilização Xerem (Sadia Concórdia) com término do projeto, incluindo lazer (piscina)

02-Estádio

  • Ações Simultâneas : Levantar tombamento Laranjeiras

Adiantamento financeiro com garantia real ou empréstimo

BNDES para projeto Estádio

  • Transformar estádio atual em Ponto de shows e de receita ao Fundo Independente temporariamente

04-Fluminense FC candidatar-se a sediar a FootballExpo com apoio financeiro de patrocinador esportivo

06Infraestrutura

revisão total e plano bi anual por profissional / empresa

07Flu S/A -estruturação da empresa de acordo aos preceitos da Lei 9615 – Pelé. Direção profissional, financeira, jurídica e marketing com gerência por resultados e desempenho. Recursos que permitam a criação da estrutura gestora.

08-FluMasters – constituição de equipe de exibição com arrecadação ao Fundo Independente e com ações profissionais de incremento de valor de imagem

09-Futsal – montar time c/ patrocínio próprio e convênio clube europeu, através de draft de jogadores revelação

10-Ônibus da Torcida – convênio Empresa de ônibus, Franchising de Produtos nas viagens, Segurança no Estádio, ingresso e lanche, Seguro Acidentes pessoais patrocinado por seguradora

Esportes de Competição

 

A comunidade Esportiva é o C L I E N T E

 

Natação – atletas de ponta ex: Luiz Lima e técnico com patrocínios específicos (*)

Tiro – convênios para reequipamento /estágios USA/Europa

Tênis – sediar torneio internacional / receita para reforma de

instalações gerais (inscrição ATP Tour)

Saltos Ornamentais – patrocínio para atleta de ponta (*)

Nado Sincronizado -patrocínio específico (*)

Water Polo – Patrocínio próprio para time nacional (*)

Volei – o juvenil com patrocínio próprio por 3 anos para

chegar a 1a. Divisão em 2008 (*)

Basquete Feminino – acordo novo time Hortência

( * ) convênios c/ universidades americanas,alemães

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