Erros nas Redes Sociais do Fluminense

Recentemente verificamos alguns erros grotescos nas postagens das redes sociais do Fluminense que poderiam ser totalmente evitáveis. Uma falha bem comum na gestão das redes sociais é não supervisionar o que está sendo postado. Aqui não refere-se a censurar a postagem, e sim existir um filtro de controle da qualidade do que é postado.
É importante estar atento para que erros gramaticais, por exemplo, não caiam nos olhos do público. E supervisionar não é desmerecer a capacidade de um profissional em executar o seu trabalho, mas auxiliar na redução de erros e na melhoria do trabalho. Apagar depois de postar errado deixa rastro. Uma vez na rede, a mensagem pode ser copiada e compartilhada. A formação contínua aos profissionais responsáveis pelas postagens é imprescindível para a qualidade do material que é postado.
Postar por postar?
Mas antes de ter um controle de qualidade sobre o que será postado, é preciso saber o que postar e por que postar. Não existe o “postar para ver o que acontece”. Marketing de conteúdo é uma maneira de engajar com seu público-alvo e crescer sua rede de clientes e potenciais clientes através da criação de conteúdo relevante e valioso, atraindo, envolvendo e gerando valor para as pessoas de modo a criar uma percepção positiva da sua marca e assim gerar mais negócios . Qual a estratégia de Marketing de Conteúdo? Essa estratégia consiste, de maneira geral, em três etapas:
PLANEJAMENTO

Antes de criar conteúdo, é preciso entender como esse conteúdo será usado, qual será o seu objetivo e quais serão os indicadores para avaliar o seu sucesso. Na etapa de planejamento, definimos o que fazer para obter os resultados e como mensurá-los. Nessa etapa escolhemos também qual será o formato: texto, imagem, vídeo, combinação de dois formatos, links, etc.
EXECUÇÃO
Depois de planejar, executar. Nessa etapa, não se pode fugir do planejamento e precisamos manter a frequência de geração e distribuição de conteúdo. Aqui entra a supervisão, revisão, etc.. Quando o assunto é Marketing de Conteúdo, vale a máxima: “se for fazer, faça bem feito! Ou não faça nada.”
MENSURAÇÃO
Devemos evitar de medir tudo e focar somente nas métricas que são realmente essenciais. Os KPIs (Indicadores-chave de performance) precisam ser de fácil compreensão. Os resultados são utilizados para melhorar sua estratégia.
“Quando o assunto é Marketing de Conteúdo, vale a máxima: se for fazer, faça bem feito! Ou não faça nada.”
Organização e profissionalismo

Conteúdo de qualidade exige investimento de tempo, dedicação e trabalho, mas também profissionalismo e organização. O local onde arquivamos o material no computador deve ser organizado com pastas e sub-pastas que representem a timeline de postagens e o seu conteúdo. Por exemplo, nomear as pastas como “Postagens Twitter”, sub-pasta “Outubro”, Sub-pasta “Campanha Terceira Camisa”, sub-pastas “Planejamento”, “Imagens de Apoio”, “Arte-Final” . Trocar a imagem da postagem, cometer erros banais de ortografia, trocar datas, misturar postagens, locais, preços ou passar qualquer informação incorreta, fará com que se perca credibilidade.
Escaneabilidade
A revisão é importante tanto para encontrar possíveis erros, como para atender uma das premissas básicas da qualidade de uma postagem: ESCANEABILIDADE.
Antes de ler totalmente uma postagem, o primeiro contato é “passar o olho”, para ver se vale a pena continuar lendo. Uma postagem “escaneável” é a que facilita esse processo. Usar recursos como intertítulos, imagens, listas e negritos deixam o conteúdo mais fácil de ser escaneado.
Não converter seguidores em clientes

Mas o grande erro que encontramos na gestão das redes do Fluminense é a falta de interação, de call-to-actions, que podem converter os torcedores em clientes, auxiliando no aumento das receitas tão combalidas. As redes sociais fazem parte do funil para captação e venda.
Qual a última vez em que você viu uma postagem que o levasse imediatamente a uma página para compra de uma camisa oficial ou a um produto qualquer do clube? CONVERSÃO ZERO. Alguma parceria para “promoção-relâmpago” com alguma loja online? E os planos de Sócio Futebol, não merecem uma campanha bem pensada? (leia mais: Sócio Futebol – O que devemos aprender?)
Qual o motivo de não se utilizar um canal com tamanho potencial para gerar receitas? São várias as postagens sobre resultados negativos das nossas equipes. Qual o objetivo dessas postagens? (leia mais: O maior patrimônio de um clube é o torcedor.) Postar derrotas faz parte de qual tipo de planejamento e para atingir o que? São postagens vazias de objetivo e que geram centenas de comentários negativos dos seguidores, alguns até ofensivos.
Esse não é o caminho certo. Há muito que melhorar e estamos à disposição para auxiliar no que for necessário (leia mais: Buyers Persona, as faces da nossa torcida), mas toda a política de relacionamento digital do Fluminense tem que ser repensada. Estão errando no básico.
Além de toda a visibilidade online, outros fatores mostram a importância do Marketing Digital: ajuda a construir uma audiência qualificada para a marca, tem um investimento mais baixo quando comparado ao Marketing Tradicional e ainda proporciona resultados reais e mensuráveis. No modelo atual, não conseguirão isso.

PS.: Ao término dessa postagem, o perfil oficial do Fluminense no Instagram cometeu mais um erro.
[ngg_images source=”galleries” container_ids=”3″ display_type=”photocrati-nextgen_basic_slideshow” gallery_width=”600″ gallery_height=”400″ cycle_effect=”fade” cycle_interval=”5″ show_thumbnail_link=”1″ thumbnail_link_text=”Erros das Redes Sociais do Fluminense. Clique na imagem para ver as restantes.” order_by=”alttext” order_direction=”ASC” returns=”included” maximum_entity_count=”500″]